sexta-feira, 23 de outubro de 2009



Moção de apoio a ocupação Dandara em Belo Horizonte – MG

Há dois anos e nove meses, mais de 800 famílias ocupam um terreno de uma construtora na região da Pampulha em Belo Horizonte, formando a ocupação Dandara.
Nesse período, enfrentando grandes advesidades, seus moradores com apoio de uma grande rede de apoio social, vêm resistindo bravamente as decisões judiciais de reintegração de posse. Do início da ocupação onde os barracos eram de lona, hoje vemos um bairro em consolidação com casas de alvenaria, ruas largas, cisternas, comércio, igreja e um povo que reconstrói suas vidas de uma forma feliz e fraterna.
Sabemos que o que levou as pessoas a ocupar esse terreno foi, além da necessidade humana de morar, a fila de mais de 10 mil famílias nos programas oficiais da prefeitura de BH, somados as mais de 120 mil famílias que não têm onde morar somente em Belo Horizonte, o chamado deficit habitacional.
Apesar da presidente Dilma e até mesmo o governador do estado terem dado declaração que não deve haver despejos, porque há condições de resolver o problema, mesmo assim a justiça burguesa, segue priorizando os ricos e a propriedade privada acima da vida de milhares de pessoas.
Com o exemplo de Dandara e com as milhares de outras ocupações que já aconteceram e ainda estão por vir, somente temos mais certeza que, mesmo contra a vontade dos burocratas e de alguns prefeitos, vereadores, deputados e governadores e de suas polícias e demais órgãos de repressão, enquanto não for resolvido o problema da moradia, o povo pobre vai continuar realizando as ocupações por todos os lugares de nosso país e não há força no mundo que possa impedi-lo.
Por isso o 3º Congresso Nacional do MLB repudia a tentativa de despejo da ocupação Dandara e se coloca ao lado das famílas nessa luta sagrada pelo direito a moradia.

Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito!
Não às desocupações em BH!
Viva a luta da ocupação Dandara!
Vivam as ocupações por todo país!

Brasília – DF - 15 de outubro de 2011 
3º Congresso Nacional do MLB. 

Leonardo Pericles
Coordenação Nacional
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB
Contato: 9133-0983